Roteiro (não muito) alternativo no Rio: Lapa

Tá certo, tá certo… Há muito tempo a Lapa virou atração pra gringo, tornou-se turística e meio espetaculosa. Mas além de minha promessa aqui ter sido fugir das praias (é isso que está sendo chamado de alternativo), a Lapa ainda é um dos poucos bairros  cariocas onde a mistura de classes, tribos e gêneros é contundente, e onde o espaço público é elemento constituinte da diversão, vivido de forma relativamente democrática.

Ao menos nas noites de fim-de-semana… A mais movimentada é a de sexta-feira, com muitos bares lotados e muita gente (mas muita MESMO) circulando e bebendo pelas ruas. Para muitos isso pode causar mau-humor, e deve-se ter cuidado com furtos de carteira: pelamordedeus, né? Não ande fantasiado de turista porque isso é perigoso em qualquer lugar do mundo. Para os menos destemidos, o melhor dia é, portanto, o sábado. Abaixo algumas dicas e atrações.

Arcos da Lapa

Com o nome oficial de “Aqueduto da Carioca”, os famosos Arcos da Lapa constituem o principal cartão-postal do centro da cidade do Rio de Janeiro. É arcaria em pedra e cal, inaugurada em 1750,  com a função de transportar as águas do Rio Carioca para o abastecimento de água. Hoje não tem mais esta função, e infelizmente não mais sobre ele circula bonde elétrico que leva ao charmoso e boêmio bairro de Santa Teresa. Lamentável…

Circo Voador – Rua dos arcos, S/N – http://www.circovoador.com.br.

Palco histórico onde surgiram importantes bandas de rock brasileiro dos anos 80, como Blitz e Barão Vermelho, foi totalmente reformulado em 2002. Abriga até hoje shows, espetáculos de dança, festas com djs de rock e pop e diversos eventos culturais.

Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – http://www.fundicaoprogresso.com.br.

Bem próximo ao Circo Voador, ocupa prédio de antiga fábrica de fogões. Além de ser casa de festas e shows (há muito samba e MPB, mas também atrações internacionais), eventualmente é utilizada para peças de teatro. Oferece cursos gratuitos de teatro, dança, filosofia, percussão, acrobacia, cenografia e grafite a estudantes de escolas públicas da região.

Rio Scenarium – Rua do Lavradio, 20 – http://rioscenarium.com.br.

Funciona em antigo sobrado da Rua do Lavradio. Trata-se de uma casa de shows de samba que também é antiquário, portanto peças expostas no espaço dão o tom da decoração. Foi eleito pelo British Press Awards, em 2006, como umdos dez melhores bares do mundo. Aberto de terça a domingo.

Bar Mofo – Av Mem de Sá, 94 –http://www.mofolapa.com.br.

No primeiro andar, fotos do Rio Antigo, um piso imitando o calçadão de Copacabana  e decoração de inspiração art-déco são o cenário para quitutes apimentados e drinks coloridos.  Os destaques são o suculento croquete de carne (diferente de qualquer outro croquete de carne servido no Rio e provavelmente a coisa mais gostosa que qualquer pessoa irá comer na vida!) e a “tábua de caipirinhas”, que vem com 8 caipirinhas de diferentes sabores (abacaxi, morango, kiwi, melancia etc.). No segundo andar, acontecem shows (geralmente samba) e há um bar exclusivo.

Carioca da Gema – Rua Mem de Sá, 79 –  http://www.barcariocadagema.com.br.

Bar e pizzaria, também é casa de shows (quase sempre samba). Aberto todos os dias.

Choperia Brazooka – Rua Mem de Sá, 70.

Casarão de 4 andares, aberto todos os dias, sempre com programação musical variada. Às quartas-feiras, faz um jogo de apostas do jogo do campeonato brasileiro de futebol: quem acertar o placar do jogo (que exibido no telão da casa), ganha um drink.

Teatro Odisséia – Rua Mem de Sá, 66- http://beta.matrizonline.com.br/teatroodisseia.

 Dentre os bares que possuem shows, possui a maior capacidade (700 pessoas) e mistura em sua programação shows de MPB, samba, forró, blocos de carnaval e rock. Eventualmente abre para festas com DJs de pop-rock nacional e internacional e às vezes, eventos GLS.

Bar do Adão – Rua Gomes Freire, 602 – http://www.bardoadao.com.br/principal.htm.

Bar bastante informal cuja especialidade é o pastel frito, uma das mais tradicionais “comidas de rua” cariocas. São dezenas de sabores salgados e doces. Há também nos bairros de Copacabana, Botafogo e Lelbon. Neste da Lapa, às segundas-feiras os clientes recebem alguns sabores dos pastéis em dobro: pede-se um, ganha-se dois.

Bar da Ladeira – Rua Evaristo da Veiga, nº 149.

Bem próximo aos Arcos da Lapa, fica na ladeira que acessa o bairro de Santa Teresa,  onde às sextas-feiras há a maior concentração de pessoas na Lapa. Trata-se de uma casa de samba e choro, frequentada por pessoas de média de idade entre 30 e 50 anos. Decoração multicolorida.

Lapa 40 Graus – Rua Riachuelo,  97 –  http://www.lapa40graus.com.br.

Imenso bar com mesas de sinuca e shows de samba e MPB. É propriedade do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, figura tradicional do carnaval carioca, que vez por outra aparece no bar. Funciona de terça a domingo e é possível comprar ingresso pelo site. Todas as sextas há show da Banda Moinho, que é ótima.

Sinuca da Lapa – Rua do Riachuelo, 44.

Bar com mesas de sinuca. Está no térreo de um sobrado. É mais tradicional, menos movimentado e com público maiis velho do que o Lapa 40 Graus.

Bar Ernesto – Largo da Lapa, 41 –  http://www.barernesto.com.br

Comida farta. Programação musical às quartas e sextas.


NOTA : Este é o terceiro post de uma série sobre roteiros longe das praias e da muvuca do Rio de Janeiro. O primeiro deles foi sobre a Cinelândia e o segundo sobre Vargem Grande e adjacências.

Anúncios

Sobre Leo Name

Professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio.

  1. Fer

    tá, curti. qdo eu for pro Rio esse ano (em novembro), vou querer dar uma passada menos apressada na Lapa. vou usar teu guia. (e se quiser me levar pessoalmente tbm, melhor ainda) 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: