Mega perrengue masterplus – parte 3 (light version)

Se vocês acham que o Galeão é um aeroporto ruim…

… é porque vocês ainda não conheceram o de Cusco.

A foto acima é de cerca de nove horas da manhã do dia 24 de fevereiro, hora local, quando cheguei lindo e loiro para um voo que era onze e quinze. Já cheguei com mala embalada (do lado de fora havia um posto da True Star que por 13 dólares fazia o serviço) e já estava preticketado, maneira que os peruanos se referem a fazer web check in, (porque o Señor Salas, o atendente  da Taca que resolveu todos meus problemas mediante seiscentos dólares, já o havia feito na véspera). Mas seguro morreu de velho, né, o Peru é uma zona, e resolvi chegar super antes.

Acertei!

O motivo de toda essa confusão era o cancelamento de quatro voos nessa manhã, por conta das condições climáticas de Cusco. Isso de fato é incontornável, mas o problema é que a LAN meteu todo mundo na mesma fila – quem já fizera o web check in, quem não fizera, quem teve voo cancelado –, apesar de dizerem que havia filas diferentes. E não havia o mínimo de organização.

Demorei uns quinze minutos para descobrir o final da fila, o que já me deixou em pânico (afinal, minhas experiências aéreas desde o início não foram boas no Peru).

Tive a sorte de ter na minha frente um casal formado por uma portuguesa e um espanhol, ele também fluente em português: foi um alívio, porque passar perrengue sem ter com quem dividir aflição é o erro! Esse casal, além disso, tinha uma agente de viagens, o que contou muito, pois ela tentava saber da situação.

Em dado momento, os funcionários da Taca nos tiraram da fila e nos mandaram para outra, porque viram que éramos preticketados. Só que essa suposta “fila”, era um emaranhado  de gente vindo de todas as direções, inclusive da porta de entrada para o aeroporto. Uma outra funcionária, do nada, se irrita, e diz que nós três estamos na fila errada e… VOLTAR PARA O FINAL DELA!

Olha… Eu não falo inglês fluente – longe disso! – mas a raiva e o pânico de não conseguir e/ou ter que desembolsar ainda mais dinheiro eram tão grandes que da profundidade do meu ser saíram as seguintes sentenças:

Darling, your friend, the guy of Taca, ordered us stay here. If you have any problem with this, call him N-O-W!!

Não sei o quão correto foi meu inglês, mas sei que ela entendeu, porque a mulher saiu de fininho. Logo em seguida, a agente de viagens do casal ibérico conseguiu furar a fila para nós. Não gosto de fazer isso, mas no Peru é sobrevivência.

Só que aí na própria fila, antes do guichê, resolveram revistar a mala de todo mundo. PUTAQUIUPARIU, o aeroporto está um inferno, existem quatro voos cancelados e antes de se passar pelo controle da polícia os funcionários da LAN resolvem ser ultra-zelosos?

Além disso, eu tinha embalado a mala e não queria perder treze dólares. Aí o funcionário da LAN me pergunta, olhando praquela coisa de plástico verde reluzente (minha mala, enquanto mala embalada), se ela já havia sido revisada. É óbvio que eu disse que sim, já que o cabrón deu esse mole.

Se tivesse roubado o tesouro de Pachacuti, levaria ele pro México e negociaria um dinheirão.

Toda essa confusão na verdade durou apenas uma hora, mas o caos era tamanho que pareceu bem mais que isso, foi um suplício. O voo saiu na hora.

Mas serião… Amei muitas coisas no Peru, mas só volto lá se for obrigado.

Os voos da Avianca para Bogotá e Cidade do México transcorreram com maior tranqüilidade.

Anúncios

Sobre Leo Name

Professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio.

  1. Nossa, tivemos uma experiência completamente diferente! Adorei o aeroporto de Cusco, estava super vazio qd fomos e voltamos, tinha lojas, era pequeno (odeio aeroporto em que eu tenho que andar quilometros) e nossos voos todos chegaram e saíram na hora certinha.
    Que chato isso!
    bjs

  2. Thereza P. Miranda

    Eu tb não voltaria ao Peru nem pelo melhor dinheiro do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: