Mega perrengue masterplus – parte 3 (light version)

Se vocês acham que o Galeão é um aeroporto ruim…

… é porque vocês ainda não conheceram o de Cusco.

A foto acima é de cerca de nove horas da manhã do dia 24 de fevereiro, hora local, quando cheguei lindo e loiro para um voo que era onze e quinze. Já cheguei com mala embalada (do lado de fora havia um posto da True Star que por 13 dólares fazia o serviço) e já estava preticketado, maneira que os peruanos se referem a fazer web check in, (porque o Señor Salas, o atendente  da Taca que resolveu todos meus problemas mediante seiscentos dólares, já o havia feito na véspera). Mas seguro morreu de velho, né, o Peru é uma zona, e resolvi chegar super antes.

Acertei!

O motivo de toda essa confusão era o cancelamento de quatro voos nessa manhã, por conta das condições climáticas de Cusco. Isso de fato é incontornável, mas o problema é que a LAN meteu todo mundo na mesma fila – quem já fizera o web check in, quem não fizera, quem teve voo cancelado –, apesar de dizerem que havia filas diferentes. E não havia o mínimo de organização.

Demorei uns quinze minutos para descobrir o final da fila, o que já me deixou em pânico (afinal, minhas experiências aéreas desde o início não foram boas no Peru).

Tive a sorte de ter na minha frente um casal formado por uma portuguesa e um espanhol, ele também fluente em português: foi um alívio, porque passar perrengue sem ter com quem dividir aflição é o erro! Esse casal, além disso, tinha uma agente de viagens, o que contou muito, pois ela tentava saber da situação.

Em dado momento, os funcionários da Taca nos tiraram da fila e nos mandaram para outra, porque viram que éramos preticketados. Só que essa suposta “fila”, era um emaranhado  de gente vindo de todas as direções, inclusive da porta de entrada para o aeroporto. Uma outra funcionária, do nada, se irrita, e diz que nós três estamos na fila errada e… VOLTAR PARA O FINAL DELA!

Olha… Eu não falo inglês fluente – longe disso! – mas a raiva e o pânico de não conseguir e/ou ter que desembolsar ainda mais dinheiro eram tão grandes que da profundidade do meu ser saíram as seguintes sentenças:

Darling, your friend, the guy of Taca, ordered us stay here. If you have any problem with this, call him N-O-W!!

Não sei o quão correto foi meu inglês, mas sei que ela entendeu, porque a mulher saiu de fininho. Logo em seguida, a agente de viagens do casal ibérico conseguiu furar a fila para nós. Não gosto de fazer isso, mas no Peru é sobrevivência.

Só que aí na própria fila, antes do guichê, resolveram revistar a mala de todo mundo. PUTAQUIUPARIU, o aeroporto está um inferno, existem quatro voos cancelados e antes de se passar pelo controle da polícia os funcionários da LAN resolvem ser ultra-zelosos?

Além disso, eu tinha embalado a mala e não queria perder treze dólares. Aí o funcionário da LAN me pergunta, olhando praquela coisa de plástico verde reluzente (minha mala, enquanto mala embalada), se ela já havia sido revisada. É óbvio que eu disse que sim, já que o cabrón deu esse mole.

Se tivesse roubado o tesouro de Pachacuti, levaria ele pro México e negociaria um dinheirão.

Toda essa confusão na verdade durou apenas uma hora, mas o caos era tamanho que pareceu bem mais que isso, foi um suplício. O voo saiu na hora.

Mas serião… Amei muitas coisas no Peru, mas só volto lá se for obrigado.

Os voos da Avianca para Bogotá e Cidade do México transcorreram com maior tranqüilidade.

Sobre Leo Name

Professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio.

  1. Nossa, tivemos uma experiência completamente diferente! Adorei o aeroporto de Cusco, estava super vazio qd fomos e voltamos, tinha lojas, era pequeno (odeio aeroporto em que eu tenho que andar quilometros) e nossos voos todos chegaram e saíram na hora certinha.
    Que chato isso!
    bjs

  2. Thereza P. Miranda

    Eu tb não voltaria ao Peru nem pelo melhor dinheiro do mundo.

Deixe um comentário

